<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 10, 2004

rio bravo 

"(...)Mas há esta cena aqui. E viesse Mephisto e se calhar eu cedia-lhe não à procura da juventude ou da Gretchen de tranças (que ideia!) mas só para saber viver assim. Está lá Dean Martin e torce-se de dores por falta de álcool. Vai sair - quer beber. (Beber para esquecer, beber para beber, beber para chamar a Lei, beber para se humilhar...).
O momento é tenso.
E Wayne sabe que Martin se perderá se beber.
Anda daí dar uma volta.
À noite?

Traveling e traveling. Martin num passeio, Wayne noutro. Noite de silêncio. Uma daquelas bolas de ramos vindas do deserto e do departamento de adereços liga o campo e o contra-campo antes de emigrar para o western-spaghetti e se tornar num produto regional de Almeria. Silêncio, noite, ruídos ao longe, um batente que range, Wayne que pára, Martin que atravessa a rua e depois o burro que surge atrás de Wayne.
Anda daí dar uma volta
(...)
Este ideal (tão burro!tão estupidamente católico!): saber do outro, estar disponível para o outro, saber encontrar não tanto a palavra certa, mas o gesto. E se for preciso ir noite fora de um lado para o outro do passeio inventando uma missão (ver onde é que estão os maus, dactilografar um texto de promoção, fazer telefonemas chatos, colar fotografias, meter unhas, dar ordens duras e, se for preciso, ameaçar partir a cara!)
Estar disponível.
(Estar intolerantemente disponível)
(...)"
Jorge Silva Melo a propósito de Rio Bravo de Howard Hawks

preces 

"Be mindful of the prayers you send
Pray hard but pray with care
For the tears that you are crying now
Are just your answered prayers"
Oh my Lord, Nick Cave and The Bad Seeds

segunda-feira, agosto 09, 2004

the brown bunny 

com meses de atraso aqui fica uma imagem daquele que se não é o melhor filme do ano, é o mais comovente



sexta-feira, agosto 06, 2004

the hit 

Um homem anda a preparar-se para morrer há dez anos. Quando finalmente enfrenta os seus algozes, reage bem. Não mostra medo, não foge. Não se desonra. Aceita a sua morte. Está perfeitamente consciente do modo como irá morrer - será frente ao homem que traiu e que agora quer a sua vingança. Por isso não pôde aceitar que a morte viesse de outra maneira, quando ele não esperava. No meio de uma estrada deserta, com um tiro nas costas por se ter acobardado no momento exacto que ia morrer.
Esta história, que é a de Terence Stamp no filme The Hit, faz ressoar um trecho do Hagakube, O Livro do Samurai de Tsunetomo Yamamoto:

"Gorozaemon disse depois secretamente: Se ele não tivesse sido levado ao engano, provavelmente teria aceite o momento da sua morte bem."(tradução muito livre do inglês)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?