<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 24, 2004

it's a wonderful life 

E se eu não tivesse nascido...

segunda-feira, dezembro 20, 2004

do avesso 

"Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso."
Fundo do Mar, Sophia de Mello Breyner Andressen

Daria graças pela tristeza. A tristeza implica o aceitar da dor, do infortúnio. Mas eu padeço desta coisa que nem sei nomear e me arrasta e afunda no maior dos entorpecimentos. Fico torpe. Já não reconheço a beleza, só o monstro suspenso.

quarta-feira, dezembro 15, 2004

machina 

"A velha aqui do lado reza o terço. Ouço-a. O sossego visita-a por breves momentos, preciosos. Simpatizo fácilmente com as personagens do papel, porém a realidade deixa-me indiferente. Sou um espectador desinteressado e, cada vez mais, desinteressante. O que é que me sobra? Repetir a história das minhas desgraças, imitando a comédia incessante. A máquina do mundo não esconde segredos. Tudo faz girar e não pára mais."

José Manuel Trincheira, do seu Pedras Preciosas Cigarros.

domingo, dezembro 12, 2004

vício de onan 

1. A desassossegada Sara publicou dois posts a propósito de um certo livro que lhe chegou às mãos - O Onanismo; suas causas, perigos e inconvenientes para o indivíduo, família e sociedade; remédios, de um tal Dr. H. Fournier.

2. Substitua-se a palavra preguiça por masturbação, no meu post de quarta-feira. No romance de André Gide, de onde saiu a citação que lá aparece, é mesmo isso que se pede. Veja-se os resultados. Nada inocente, este Gide. Embora, à primeira vista, se aproxime do moralismo de um Dr. Fournier, é a perversidade que lhe interessa. Ou, assim julgo. Só a moral permite as delícias da depravação.

traduções #2 

"Between thought and expression lies a lifetime"
Some Kinda Love, The Velvet Underground

quarta-feira, dezembro 08, 2004

preguiça 

"De todas as paixões, a que menos conhecemos é a preguiça; é a mais ardente e a mais maligna de todas, embora não lhe sintamos a violência, e os prejuízos que causa estejam muito escondidos... O repouso da preguiça é um encanto secreto da alma que suspende repentinamente as mais ardentes investigações e as mais obstinadas resoluções. Para dar, enfim, uma verdadeira ideia desta paixão é preciso dizer que a preguiça é como uma beatitude de alma, que a consola de todas as suas perdas e ocupa o lugar de todos os bens."

La Rochefoucauld citado por André Gide n'Os moedeiros falsos (tradução Carlos Correia Monteiro de Oliveira)

terça-feira, dezembro 07, 2004

o túnel 

Anos e anos, passei pelo túnel do Rossio, para cá e para lá, sem me dar conta de que este seguia por baixo da cidade: zona do Marquês, Rato, Artilharia 1. Para mim, quando o comboio penetrava naquela escuridão, percorria um caminho qualquer, distante (fisíca e psicologicamente) da geografia de Lisboa. Nunca me ocorreu que o percurso do túnel teria de se fazer, forçosamente, abaixo de locais que eu conheço.

segunda-feira, dezembro 06, 2004

variações 

"Mas eu estou sempre ausente
Não me conseguem alcançar"
Sempre Ausente, António Variações

Discutir a figura ou o mito de António Variações é um exercício, quase sempre, inconsequente e inútil. Não há muito a dizer que não tenha já sido dito de diversas e variadas maneiras. Pena é que a sua obra não tenha um lugar mais proeminente na nossa cultura e, especificamente, na nossa música pop. Evitar-se-iam muitos equívocos se a lição de Variações fosse aprendida. Não precisamos de mais macacaquinhos de imitação. E tão-pouco precisamos das eternas múmias que assombram a música que se faz por cá. Temos algumas excepções, mas a regra, em Portugal, é copiar o que vem lá de fora ou, de contrário, insistir nas mesmas alminhas de sempre.

sábado, dezembro 04, 2004

aposta 

Pressinto que este será o grande filme de 2005

quinta-feira, dezembro 02, 2004

why not? 

Jorge Sampaio não precisa de convocar eleições. Faz-se um estudo de opinião, pega-se nos escritos e ditos dos opinion-makers, nos pareceres dos empresários e chega-se a um consenso. Claro, que o governo que sair deste processo estará sujeito às mudanças de humor dos atrás citados, não devendo, por isso, durar mais que um certo tempo (nunca um mandato inteiro).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?